quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vantagens em ser vegetariano



Vegetariano ser ou não ser eis a questão...


Você é vegetariano ou deseja ser por algum motivo? Que tal saber mais sobre o assunto. 

Vamos começar com uma pergunta. Qual a diferença entre entre veganismo e vegetarianismo.

Vegans: São denominadas aquelas pessoas que não ingerem nada de origem animal e nem usam produtos que realizam testes em animais pois são contra todos os tipos de exploração ou abuso e os defendem acima de tudo como seres viventes que são.

Vegetarianos: Não consomem nenhum tipo de carne a alimentação é baseada em alimentos de origem vegetal, algumas pessoas consomem ovos e leite outras retiram totalmente estes produtos também, e neste caso denomina-se vegetarismo estrito. 

Algumas pessoas se tornam vegetarianas por restrições médicas, ideológicas ou pela religião, mas, todas devem tomar alguns cuidados pois uma alteração alimentar pode causar danos a saúde por isso algumas dicas podem ajudar.

Dicas: Para cada tipo de vegetariano há uma dieta específica pois a necessidade de proteínas e vitaminas é fundamental para a saúde de cada indivíduo. Algumas vezes é necessário uma visita ao médico para uma melhor avaliação.

Para substituir as proteínas você pode por exemplo usar cereais como soja, feijão, arroz, lentilha, arroz integral, soja, milho, ervilha entre outros.
Já o ferro terá em maior quantidade nas folhas escuras como couve, espinafre no feijão e na beterraba e para que seja melhor absorvida pelo organismo o consumo de frutas com vitamina C é indicado. (http://www.sadia.com.br/dicas/150_de+bem+com+a+comida/151_de+bem+com+a+comida/214_o+que+voce+precisa+saber+para+ser+vegetariano).

Você gosta muito de carne e acha que será difícil a mudança? Para que você consiga mudar sua alimentação uma boa ideia é não pensar no que não pode comer, mas sim na quantidade de coisas que pode inserir em sua alimentação como por exemplo: As frutas, verduras e os grão que podem ser preparados das mais diversas maneiras. Vá diminuindo sua alimentação normal aos poucos retirando a carne de todos os dias os embutidos que são responsáveis por grande parte dos casos de câncer nos dias atuais e deixando-a uma vez por semana, até que os substitua por legumes grelhados e saladas por exemplo. 


   Inclua frutas variadas, sucos e vitaminas com cerais. 

Uma dieta vegetariana esta intimamente ligada a uma longevidade de no mínimo dois anos segundo estudos recentes, pois os agentes antioxidantes presente nos vegetais proporcionam uma qualidade de vida muito melhor ao indivíduo. Ainda pela ausência dos produtos químicos e das toxinas que estão presentes nas carnes e seus derivados.

Além disso podemos citar: Melhora nas funções intestinais, pelo maior consumo de fibras e nesse sentido um desinchamento abdominal com notável perda de peso. 

Com a diminuição do consumo de gordura animal, automaticamente diminuiu o colesterol ruim o que ajuda o coração e também auxilia na redução das veias varicosas. Também o ajudará a manter uma pele mais saudável e corada tirando aquele aspecto amarelado e deixando um tom mais rosadinho pelo consumo das folhas verde escuras e do beta caroteno que o ajudarão a ter aquele dourado com maior facilidade agora no verão.

Inclua na sua dieta também bastante água e sucos naturais o que junto com as vibras presentes nos vegetais transformaram seu intestino num reloginho melhorando muito seu rendimento diário.

E se todas essas dicas não foram suficientes para convencê-lo a mudar seus hábitos alimentares pense que 70% de todos os grãos produzidos no Brasil são transformados em ração animal... já pensou? Então vamos mudar?

Espero que tenham gostados das dicas. Um grande Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário